Edificações
Carga horária: 1.500h (inclui 300h de estágio) e duração de 17 meses
Objetivo do curso: formar profissionais que possam reconheçer, contextualizar e relacionar saberes e experiências teóricas e práticas das diversas áreas de conhecimento da construção civil e de edificações prediais. Compreender tecnologias relacionadas à construção civil, normas técnicas e de segurança e à postura ética face às questões sociais e ao meio ambiente.
Perfil profissional: O Técnico em Edificações é o profissional de nível pós médio capaz de desenvolver atividades nas etapas de planejamento, execução, controle de qualidade, manutenção e restauração da edificação. No planejamento pode desenvolver e representar graficamente os projetos dentro das normas técnicas e orçamento, nos termos e limites regulamentares para a profissão; na execução está apto para dominar as técnicas construtivas, liderar equipes de trabalho, fiscalizar serviços, receber e armazenar adequadamente materiais no canteiro de obras, evitando danos e desperdícios; na área de controle de qualidade: coletar amostras e realizar ensaios, conforme normas técnicas; na parte de manutenção e restauração: monitora os elementos construtivos, detecta patologias, reconhece e especifica material utilizado na construção do edifício.
Mercado de trabalho: Empresas públicas e privadas de construção civil. Escritórios de projetos e de construção civil. Canteiros de obras. Consultoria.
Matriz curricular: Módulo básico: Desenho básico, Matemática aplicada, Segurança do trabalho na construção civil, Psicologia aplicada, Legislação e normas
Módulo profissional I: Mecânica dos solos, Topografia, Planejamento da construção, Desenho estrutural, Tecnologia da construção civil, Maquinas e equipamentos, Canteiro de obras, Instalações domiciliares
Módulo profissional II: Instalações hidrosanitárias, Instalações elétricas e telefônicas, Interpretação de planta arquitetônica, Projeto de construção.